DOENÇAS TRATAMENTOS

Neuralgia do Trigêmeo

O termo “nevralgia do trigêmeo” (ou “neuralgia do trigêmeo”) já assusta, mas a dor que essa doença provoca é considerada uma das piores que o ser humano pode sentir. O nervo trigêmeo é responsável pela sensibilidade da face, desde a parte frontal do couro cabeludo até o queixo, e a lesão de seu revestimento, chamada de bainha de mielina, acaba provocando um tipo de descarga elétrica, percebida com choques intensos na região.

Como a capa que cobre o nervo trigêmeo tende a se desgastar com o passar dos anos, a maioria das pessoas que sofrem de neuralgia do trigêmeo tem mais de 55 anos de idade, embora existam crianças e adolescentes que também já desenvolveram o problema. No geral, é mais comum nas mulheres e no lado direito da face. As regiões da maçã do rosto e da mandíbula são as mais afetadas.

A causa dessa lesão no nervo, na maioria das vezes, é indeterminada, mas sabe-se que algumas situações podem favorecer seu desenvolvimento, como as inflamações em áreas próximas ao nervo, infecção pelo herpes-zoster, tumores na região e anormalidades vasculares na parte posterior do cérebro.

As crises de nevralgia do trigêmeo geralmente são desencadeadas por estímulos sensitivos de pequena intensidade, como o vento, a escovação dentária, a mastigação ou um simples toque na face.