É muito comum ouvir pessoas se queixando de dor no pescoço ou na região cervical. Pois saiba que este é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. Até mesmo você que está lendo provavelmente já deve ter sofrido deste mal em algum momento da vida, chamado pelos médicos de Cervicalgia. Objetivamente, o principal sintoma da cervicalgia é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da dificuldade em movimentar o pescoço e a sensação de peso nos ombros. Contudo, com a piora da doença, outros sintomas podem surgir, são eles: tontura, dor de cabeça, problemas para engolir, zumbido nos ouvidos e inclusive perda de equilíbrio.
Embora a dor seja principalmente na região da cervical, ela também pode irradiar para outras partes do corpo, como os membros superiores (braços e mãos), o que causa fraqueza e por vezes dormência e formigamento. Em casos mais complexos pode haver febre, vômitos e perda de peso associada à falta de apetite.
A presença de dor na cervical com diferentes sintomas pode estar associada a uma grande variedade de causas, como ficar muito tempo sentado e ter uma vida sedentária, estresse e até mesmo pegar muito peso na academia. Além destes fatores, outras doenças podem contribuir, como hérnia e osteoartrite cervicais.
O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a humanidade, e um deles é o celular. Entretanto, esse benefício trouxe também trouxe outro problema, cada vez mais comum nos consultórios ortopédicos: a síndrome do pescoço de texto ou, do inglês, text neck syndrome. Trata-se da postura incorreta durante o uso de dispositivos móveis, como celular ou tablet. Sabe quando você permanece muito tempo vendo vídeos ou escrevendo mensagens no celular? Aos poucos a cabeça se flexiona para a frente e o peso, que é sustentado pela coluna vertebral, aumenta, podendo subir de cerca de 6 a até 26 quilos.
Há alguns anos, a síndrome era pouco conhecida, pois era mais comum em pessoas acima de 60 anos em decorrência do desgaste ósseo. Com o avanço das funcionalidades do celular e a facilidade em ter acesso, todas as gerações podem usar um smartphone, o que é bom, mas significa também que estão sujeitas a desenvolver a síndrome do pescoço de texto.
Embora seja um mal da vida moderna, não se engane, pode trazer sintomas como qualquer outra doença que afete a coluna vertebral, são eles: dores de cabeça, sensação de peso, rigidez muscular, dor e queimação do pescoço, dor nas costas e na região cervical. Então se em determinados momentos do dia você se flagra com o pescoço encurvado para baixo enquanto está usando o celular, e sentir esses sintomas, então você pode estar com a síndrome.
YOUTUBE